PARTE #4 PÓS-VENDA
O cliente vem para a empresa por meio do time de vendas. Ele fica na empresa pelo pós-vendas.
Boa parte das empresas deixam todo o PÓS-VENDAS com o time comercial. Ou seja, o vendedor que acompanha se o boleto ou fatura foi enviada ao cliente, se o pedido foi devidamente formalizado, se foi dada a entrada no sistema, quando o produto ou serviço será entregue ao cliente, e assim por diante.
Essas são atividades que de certa forma tiram o foco do vendedor nas vendas.
Será que não faria mais sentido, se você tivesse uma outra pessoa ou outra equipe (conforme o porte do negócio) para ajudar? Veja algumas atividades para seu pós-vendas:
. Ligar e se apresentar como responsável pela Qualidade e que gostaria de recapitular o que o cliente comprou;
. Primeiro reafirma e elogia a decisão de compra do cliente e menciona algum reforço (“nossos clientes comentam que esse produto que o senhor comprou é muito indicado para xxxxx e também yyyyy”);
. Revisa o processo (quem e quando foi feito o primeiro contato, quando foi feito o agendamento, quem atendeu e quando foi fechada a compra);
. Recapitula as condições comerciais (o que o cliente comprou, qual o plano, o preço e como será o pgto);
. Reenvia boleto ou fatura no email e WhatsApp;
. Tira dúvidas e faz outro reforço (agradecemos sua confiança em nossa empresa)
. “Sr João, antes de finalizar, se o senhor pudesse dar uma nota de 1 a 5 para todo o nosso atendimento, por favor qual seria”?
. “Quem dá essa nota geralmente indica 3 pessoas! Qual o nome da primeira?“
. Então o Pós-Vendas envia as indicações para o time de PRÉ-VENDAS agendar nova visita para o vendedor.
Veja o quão importante é ter um time de pós-vendas com foco em VENDAS.
Na medida que seu negócio vai amadurecendo, o próximo passo do pós-vendas será montar uma estrutura muito conhecida mundo afora de “Sucesso do Cliente”.
O objetivo desse time dentro do pós-vendas é fidelizar o cliente.
Outro ponto de maturidade de seu negócio será direcionar os cancelamentos e desistências para o time de pós-vendas, no intuito de compreender o motivo do cancelamento e tentar oferecer algo que desperte o interesse do cliente para manter-se ativo com você.
Também é possível que você crie uma régua de contatos onde o pós-vendas entra em contato 90 dias depois do cancelamento para saber se o cliente conseguiu achar outra solção que o atenda.
É nesse momento que você conseguirá ter informações privilegiadas do que sua concorrência tem oferecido, bem como os preços e condições de pagamento.
Uma das melhores formas de demonstrar respeito pelo cliente que não quer voltar porque está contente sendo atendido pelo seu concorrente, é demonstrar ao cliente que ele é o mais importante, e que ele precisa decider o que é melhor. E que as portas estarão sempre abertas.
Pesquisando o Mercado:
Existem muitas empresas que vendem relatórios e estudos do seu mercado de atuação, porém muitas vezes esses estudos não foram feitos com uma amostra dos seus clientes, nas cidades e regiões que você atende.
E agora você entendeu que umas das melhores formas de entender o seu mercado, é contatar antigos clientes para sentir o termômetro do que a concorrência anda oferecendo.
No próximo post trataremos sobre COMO COMEÇAR A IMPLANTAR O PROCESSO DE VENDAS NA PRÁTICA.
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