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Como o LinkedIn pode te ajudar

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O LinkedIn é uma mídia social focada em networking e vendas, pode ser utilizada para conseguir o contato de recrutadores, investidores-anjo, potenciais clientes, gestores de departamentos e diversos profissionais em todo o mundo.

 

Pensando no seu perfil, é bom lembrar:

✓ Um recrutador experiente leva até 08 segundos para analisar um currículo ou perfil e despertar interesse.

✓ Utilize um e-mail minimamente profissional (meu e-mail é marcio.berber@gmail.com, apenas como exemplo).

✓ Suas experiências profissionais precisam de uma breve descrição, para que o outro lado entenda o que você já realizou. Uma dica é você utilizar um guia de profissões (exemplo: http://www.catho.com.br/profissoes/cargo/) e explicar em uma ou duas linhas o que você fazia e quais os resultados obtidos. Se for o primeiro emprego, busque dar ênfase em atividades voluntárias e habilidades.

 

Para pesquisar oportunidades de trabalho, você pode pesquisar pelos cargos dos recrutadores, como: Business Partner, Recrutier, HR Talent Acquisition, Consultor RH, Supervisor RH, Diretor RH, Coordenador RH, Gerente RH, Recruiting Talents, Talent Management ou Contract Hire, como exemplos. Você pesquisa a empresa que quer entrar, e caça alguém relacionado ao RH ou recrutamento & seleção com os termos acima. Envia o convite de conexão e caso a pessoa aceite, faça o contato ativo (email, ligação, inmail).

 

Caso a pessoa não aceite seu pedido de conexão, ferramentas como Phantom Buster ou Snov.Io permitem testes gratuitos que te mostram o email da pessoa que você está pesquisando. Caso queira o telefone, aí eu sugiro a ferramenta Linvo, mas aí precisa ser a versão paga. Se precisar, eu te mostro essas e outras ferramentas de apoio ao LinkedIn.

 

 

Independente se você está buscando uma oportunidade profissional, movimentação da carreira ou novos clientes, é importante que você pense em seu perfil para te dar destaque e uma boa primeira impressão.

 

 


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Dicas para o seu Perfil:

– Crie um perfil inserindo uma foto que inspire profissionalismo (no YouTube tem vários materiais ensinando);

– Insira informações e dados de sua carreira, porém sem textos muito longos, busque uma linguagem objetiva; pense como outra pessoa vai te avaliar ao acessar seu perfil pela primeira vez;

– Avalie se o perfil será em português ou inglês (faça de acordo com seu ramo de atividade e expectativas profissionais);

– Entre nos perfis de seus concorrentes. Na barra superior de pesquisa, digite o nome de seu cargo atual, e veja como seus potenciais concorrentes deixam seus currículos mais atrativos (leia quais habilidades, certificados, competências, recomendações, etc) e ajuste o seu currículo conforme o que achar melhor;

– Na barra de pesquisa procure por “gerente rh ZZZ YYY” (troque ZZZ pela empresa que você quer, e YYY o nome da cidade; assim sua pesquisa será mais assertiva); no lado direito da tela selecione “Localização” e insira sua cidade/região; depois pesquise em inglês (hr manager ZZZ YYY); distribua o máximo de convites de conexão com os resultados pesquisados, pois os profissionais de RH que tem influência nas seleções;

– Competências e recomendações – recomende seus amigos/colegas e envie um Inmail pedindo que eles te qualifiquem também;

– Pesquise cargos de gestão (supervisor, coordenador, gerente, superintendente, diretor, etc) e envie o máximo de convites, conforme as áreas que você tem interesse; (exemplo: diretor comercial, gerente de vendas, etc);

– ”Siga” várias empresas, grupos e influencers que tem relação com seus interesses;

– Identifique agências de emprego e consultorias de RH da sua região, assim você terá como acessar o nome dos recrutadores!

– Se pensa em sua carreira, envie mais e mais pedidos de conexão para profissionais de RH; só cuide que o excesso de pedidos sem resposta bloqueia sua pesquisa por 30 dias. Suas futuras conexões de RH divulgam vagas no LinkedIn.
– Se pensa em vendas, envie convites para os gestores dos departamentos das empresas que você quer vender.

 

E aí, bora aprender uma forma mais efetiva de movimentar sua carreira ou de vender utilizando o LinkedIn?

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